My Image

7 anos | ®Editora Conceito 2019 | ISSN 2359-4578 | Editor-científico: Cezar Brites Mtb 15732

Informações Científicas para o Leigo

O JORNAL CONCEITO SAÚDE é uma publicação da EDITORA CONCEITO. 


Criado em 2011, o Jornal Conceito Saúde segue a mesma linha editorial da Editora Conceito, que foca na publicação de livros, revistas e jornais na área da Medicina da Saúde, priviligiando a prevenção e a busca da qualidade de vida.


A Editora Conceito foi fundada em 1998, com o objetivo de publicar livros que impactem para melhor a vida de seus leitores. 

Pareceres sobre algumas publicações da Editora Conceito

JOSÉ SERRA​​​​​​​

​​​​​​​"Quero parabenizar os profissionais da Editora Conceito envolvidos na Coleção Saúde, Educação e Prevenção. Esta publicação, para mim, já nasce fundamental por tratar de maneira séria e didática um assunto em destaque no nosso atual campo de atuação. Em Saúde, prevenir significa investir no que as pessoas possuem de mais precioso: a vida. A Editora Conceito ao lançar esta Coleção soma esforços com o objetivo de buscar a prevenção através de especialistas que dão informações vitais ao grande público.”​​​​​​​

Prof. Dr. IVO PITANGUY

Professor Titular do Curso de Pós-Graduação em Cirurgia Plástica da PUC-Rio e do Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas. Chefe da 38a Enfermaria da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.  Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.  Membro Titular da Academia Nacional de Medicina e da Academia Brasileira de Letras. FACS, FICS, TCBC.

in memoriam

​​​​​​​"Ao explicar ao nosso futuro paciente, numa linguagem de agradável leitura, detalhes técnicos, dirimindo dúvidas, Cirurgia Plástica: Informações Científicas para o Leigo certamente receberá uma boa acolhida pelo público em geral.
É para mim motivo de grande prazer apresentar Cirurgia Plástica: Informações Científicas para o Leigo
.”​​​​​​​

Prof. Dr. GILBERTO SCHWARTSMANN

Diretor do Centro Integrado do Câncer (CINCAN-ULBRA). Professor do curso de pós-graduação em Clínica Médica da UFRGS. Presidente da Fundação Sul-Americana para o Desenvolvimento de Drogas Anti-Câncer (SOAD)

​​​​​​​

“A Coleção Saúde, Educação e Prevenção publicada pela Editora Conceito poderá ser útil tanto para o leigo quanto para os profissionais que prestam o primeiro atendimento à população em geral. É fundamental que as informações sobre saúde cheguem ao maior número possível de pessoas da forma mais clara possível.”​​​​​​​​​​​​​​

Prof. Dr. SÉRGIO ROBERTO HAUSSEN

Professor Titular de Neurologia, Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre

Professor Adjunto de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Coordenador do Ambulatório de Neuroimunologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre

"Podemos afirmar que os leitores encontrarão no livro ESCLEROSE MÚLTIPLAS as informações
exigidas para poder tomar as decisões necessárias para o melhor encaminhamento das suas dificuldades.”

Prof. Dr. FLAVIO AUGUSTO MARSIAJ OLIVEIRA

Professor titular de Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da PUCRS. Doutor em Odontologia pela PUCRS.

"Os autores desta obra ODONTOLOGIA (Editora Conceito), por conseguinte, cumpriram importante papel educativo e social; em termos adequados, simples e compreensíveis, escreveram para um público leigo. Cumprimento a Editora desta obra que compreendeu  claramente uma das grandes necessidades da gente da nossa terra, ter acesso a conhecimentos que, na essência, contribuem  para a melhoria das condições de saúde e bem estar da nossa população.
O partilhar do conhecimento cientifico e tecnológico é obrigação intransferível e irretratável do docente decente.
​​​​​​​

​​​​​​​“Sem dúvida, constitui-se num dos mais apropriados editoriais ao alcance de quem não é profissional da saúde. Por isso, repito, esta "Bíblia médica" muito ajudará o nosso leigo. Com certeza, este vade mecun, muitas vidas salvará, ou proporcionará maior longevidade.”


RAPHAEL ONORINO CARLOS LORO

(in memorian)

Diretor da Faculdade de Odontologia da PUC-RS



“Psiquiatria para Leigo é o tipo de livro que todo mundo deveria ler antes de emitir qualquer opinião sobre o assunto.”

ZERO HORA





“A insegurança de abandonar um léxico exaustivamente transitado, a  aventura de ser "democraticamente" compreendido, sem perder profundidade, exige dos autores um exercício de tradução íntima que  talvez explique a exigüidade deste tipo de iniciativa.


HELENA ARDAIZ SURREAUX

Presidente da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul

Psicanalista, Membro Titular da Associação Psicanalítica Internacional




Estes opúsculos podem constituir um meio eficaz adicional de trazer ao leigo curioso uma amostra desse imenso acervo científico disponível à classe médica.


Prof. Dr. BRUNO CARLOS PALOMBINI

Professor na UFRGS e Santa Casa de Porto alegre.




“Editar um livro sobre [saúde], em linguagem para leigo e sem comprometer o conhecimento científico, é uma iniciativa merecedora de nosso integral apoio.

A ética, disciplina que busca razões últimas e universais para adequar a conduta humana em benefício geral, faz-se igualmente presente  nesta bem-elaborada publicação.

Projetos como este, democratizando conhecimentos e ajudando as pessoas por meio da educação e da prevenção, reforçam a convicção de que a ética não é mera convenção dos homens - ela é transcendência e engloba o amor pelo ser humano e o desejo de ajudá-lo.


Dr. LUIS AUGUSTO PEREIRA

Pres. em exercício do CREMERS



“[A coleção] é, sem dúvida, um grande desafio, que só poderia ser enfrentado pela quantidade e qualidade dos desafiados-autores. Todos eles, destacadas figuras em nosso meio.

De uma forma ou de outra, trata-se de uma leitura agradável que enriquecerá a todos.”


Prof. Dr. LUCIANO BASTOS MOREIRA

Doutor em Cirurgia pela USP; Diretor do Curso de Medicina da ULBRA; Prof. Titular de Cirurgia Geral  ULBRA; Diretor-Técnico do Complexo Hospitalar ULBRA.



“Em pouco tempo, [os autores] aderiram à iniciativa, motivados pela causa humanitária, o prazer na escrita, a divulgação de suas idéias, confiança na proposta e, quem sabe, por essa tão humana característica: a vaidade. Foi uma atitude altruísta: a de ajudar as pessoas de sua comunidade confiando no apurado conceito dos ilustres autores.”


Prof. Dr. CARLOS ALBERTO SAMPAIO MARTINS DE BARROS

Médico Psiquiatra. Sócio Efetivo da Sociedade de Psiquiatria do RS ; Docente dos Cursos de Medicina e Especialização LS em Clínica Psiquiátrica da ULBRA.




“A proposta de compartilhar conhecimento científico com a comunidade social é tarefa nobre e é inerente a nossa atividade profissional. Os editores e seus colaboradores estão de parabéns, pois através desses livros dão a valiosa colaboração no conhecimento e compreensão dos transtornos psiquiátricos.”


Dr. JAIR RODRIGUES ESCOBAR

Médico Psiquiatra. Psicanalista.

Presidente da Sociedade de Psiquiatria do RS



 “Escrever um texto [científico] para o público geral é, ao mesmo tempo, enriquecedor e desafiador. De um lado, nos exercita a capacidade de transmitir pensamentos de forma clara e objetiva. De outro, nos confronta com o permanente desafio de estabelecer os limites entre o normal e o doentio na esfera do comportamento humano.”


Dr. Jorge Ignácio Szewkies

Médico Psiquiatra.

Doutor em Medicina pela Universidade de Ulm, República Federal da Alemanha. Docente Adjunto dos Cursos de Medicina e Especialização LS em Clínica Psiquiátrica da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Sócio Efetivo da Sociedade de Psiquiatria do Rio Grande do Sul.



Numa proposta simples e direta, levar ao conhecimento público a intensidade e precisão da dedicação [dos profissionais da saúde], na busca da prevenção, da recuperação e do incremento na qualidade de vida do ser humano, convivendo com sua angústia, expectativa e sonhos de um futuro transformado.

Obrigada à Editora Conceito e aos Autores por permitirem que esta obra chegue a quem dela necessite.


Prof. AGNES IVANA KOETZ

Fisioterapeuta. Docente do Curso de Fisioterapia da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Especialista em Reeducação das funções cárdio-respiratórias pela ULBRA.





A Editora Conceito conseguiu reunir neste livro renomados [profissinais] que resumiram de uma forma didática, simples e compreensível para a população não médica, os mais variados assuntos da [medicina] moderna.

Parabenizamos a Editora Conceito e os autores dos capítulos por esta belíssima iniciativa e pela qualidade final do livro.


Prof. Dr. SÉRGIO KWITKO

Mestre e Doutor em Oftalmologia pela Escola Paulista de Medicina. Especialização em Córnea e Doenças Externas no Doheny Eye Institute University of Southern Califórnia, Los Ângeles, EUA.

Oftalmologista do Setor de Córnea e Doenças Externas do Serviço de Oftalmologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre



Destarte esperamos ter brindado nossos esforços para alcançar a meta deste trabalho que é o esclarecimento e o ensino sobre [a prevenção].


Dr. AFONSO REICHEL PEREIRA

Presidente da Soc. Riograndense de Oftalmologia



Os autores escreveram os seus capítulos obedecendo a um princípio tradicional na medicina que é a paixão pela doação do saber.

Os autores selecionados pela sua grande qualificação e experiência criaram uma obra de rico conteúdo, de leitura agradável e com os conhecimentos fundamentais para que este precioso órgão possa ser cuidadosamente preservado e obtido um bom desempenho visual.


Prof. Dr. JACÓ LAVINSKY

Prof. Titular de Oftalmologia da UFRGS.



A preocupação de uma editora em levar informações corretas ao grande público, colaborando com a prevenção e educação em Saúde, é merecedora de elogios.

Tenho a convicção de que todos os leitores, indubitavelmente, terão à sua disposição uma obra confiável e útil.


Prof. Dr. SAMUEL RYMER

Professor Adjunto da Faculdade de Medicina da UFRGS. Mestre e Doutor em Oftalmologia pela UNIFESP-EPM. Chefe do Serviço de Oftalmologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre



Parabéns aos qualificados colaboradores, que através deste livro, tiveram a brilhante e oportuna idéia de levar ao conhecimento da sociedade este momento de glória da moderna Odontologia Reabilitadora.


Prof. EDY SÁ CARNEIRO

Prof. Adjunto da FOUFRGS – Aposentado. Especialista em Prótese Dentária. Ministrador de Cursos sobre Prótese Estética



Está de parabéns a Editora Conceito pela brilhante iniciativa.


Dra. FÁTIMA BRINGHENTI DAUDT

Especialista em Odontopediatria pela UFRGS. Especialista em Ortodontia pela UFRGS

Ex-Presidente da Sociedade Gaúcha de Ortodontia e Ortopedia Facial – SOGAOR.

Assessora da atual diretoria da Sociedade Gaúcha de Ortodontia e Ortopedia Facial.


Preocupada com a educação e prevenção na área da saúde, teve, a Editora Conceito, a feliz e oportuna idéia de lançar a “Coleção Saúde, Educação e Prevenção”, onde os leitores encontrarão todas as informações que devem ser de vosso conhecimento, facilitando em muito a relação paciente-profissional.


Dr. MARCOS TÚLIO MAZZINI CARVALHO

Cirurgião Dentista. Ex-presidente da Associação Brasileira de Odontologia – Seção Rio Grande do Sul.



Nós, que preconizamos uma ODONTOLOGIA PARA TODOS, não poderíamos deixar de elogiar esta iniciativa que, além da qualidade do embasamento científico, busca de forma lúcida disseminar informações importantes para o desenvolvimento da saúde no nosso país.


MIGUEL ÁLVARO SANTIAGO NOBRE

Presidente do Conselho Federal de Odontologia



Participar deste livro, dirigido ao público leigo, é exercer de uma forma linda, nosso lado cidadão. Este é um livro para a família, para a escola, para a igreja, para as associações e para todo aquele que deseja  tornar-se responsável por sua saúde. Parabéns à Editora Conceito por mais este esforço vitorioso.


Dra. LÍDIA SABBADINI

Diretora na Sociedade Brasileira de Correções Odonto-maxilares (SOBRACOM).



É na publicação científica que realmente o autor transfere para as futuras gerações o seu conhecimento. Este livro é um belo exemplo desta postura científica.


Dr. OSVANDRÉ LECH

Ortopedista especialista em Membro Superior.




A iniciativa de escrever um livro sobre cirurgia plástica voltado para o público leigo, é pioneira em nosso meio. Pela primeira vez um grupo de cirurgiões plásticos se dedicou a “trocar em miúdos” as técnicas cirúrgicas que, na rotina da especialidade, trazem tantos benefícios para milhares de pessoas.

Tenho a convicção de que atingimos plenamente os princípios desse projeto lançado pela Editora Conceito.


Prof. Dr. NELSON HELLER

Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Membro da Sociedade Internacional de Cirurgia Estética (ISAPS). Integra o Corpo docente do Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital Ernesto Dornelles (MEC/SBCP). Consultor das Clínicas Moser de Cirurgia Plástica na Alemanha e Áustria. Regente do capítulo de Rinologia da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (gestão 2004/2005).



Esta publicação vem ao encontro do leigo e, como tal, ser uma obra de consulta do paciente, a fim de que ele possa conhecer um pouco do mal que o aflige e entender as propostas de tratamento existentes.


Dr. ROBERT SCHOENMAYER

Neurocirurgião.  Chefe do Serviço de Neurocirurgia da Horst-Schmidt Kliniken Wiesbaden - Alemanha.



Esperamos estar dando nossa parcela de conhecimento para elevar o nível de conhecimento dos problemas da saúde que tem aumentado nas últimas décadas.


Dr. ERNANI DE ABREU

Ortopedista-traumatologista. Fisioterapeuta. Especialista em Cirurgia da Coluna

pela Sociedade Brasileira de Patologia da Coluna. Serviço de Coluna dos Hospitais Ernesto Dornelles e Mãe de Deus – Porto Alegre-RS






Com estas iniciativas louváveis sentimos que os pacientes estão mais atualizados e informados, procurando obter mais esclarecimentos sobre problemas médicos.


Prof. Dr. FERNANDO SCHMIDT

Neurocirurgião. Professor na Feevale.



Livros como estes, escrito de uma maneira racional e acessível cumpre a missão de não só oferecer informações às famílias atingidas, mas também auxilia na educação de cuidadores devotados e de todas as pessoas interessadas que, de uma forma ou outra, estão presentes no universo do paciente.


Dr. VICTOR RIVERA

Professor Pleno de Neurologia da Baylor College of Medicine, Houston, Texas; Diretor Médico do The Maxine Mesinger Multiple Slerosis Clinic, Houston, Texas. Membro Fundador e Presidente do LACTRIMS (Latin American Committee for Treatment and Research in Multiple Sclerosis).



Foi um prazer e uma honra a convivência com os colegas que participaram da elaboração desta obra.


Dra. LINA MARTINELLI DE LIMA

Especialista em Odontopediatria

Presidente da Associação Gaúcha de Odontopediatria (AGOPED)



Nasceu um figurante novo neste cenário, artíficie da ciência e eticamente comprometido com a saúde e o bem estar das pessoas. O livro surge com essa diferenciação, e o faz da melhor forma, numa linguagem acessível, tornando-se um guia de indiscutível valor na implantação da educação odontológica da população.


Dr. Paulo Floriani Kramer

Cirurgião-Dentista – CRO/RS 7374. Mestre e Doutor em Odontopediatria – USP/SP. Coordenador do Programa de Graduação e Pós-graduação em Odontopediatria  - ULBRA/RS



Temos aqui uma obra de excelente qualidade.

Desde seu início, o livro procura enfatizar a importância da educação para a saúde e a formação de bons hábitos de vida, como meios de atingir o bem estar, a satisfação e a alegria de viver.

Mais uma vez ressalto o caráter educativo e informativo da presente publicação.


Dr. Roberto Mário Silveira Issler

Médico Pediatra; Professor de Pediatria – Faculdade de Medicina – Universidade Federal

do Rio Grande do Sul. Especialista em Aleitamento Materno

(IBCLC – International Board Certified Lactation Consultant)





​​​​​​​