Diagnóstico Precoce

Para se evitar o câncer, o primeiro passo são os métodos de prevenção primários, como melhorar a dieta, diminuir a ingestão de álcool, zerar o tabagismo, praticar esportes e perder peso. Recomenda-se evitar alimentos com conservantes e agrotóxicos e ter uma alimentação rica em vegetais, como frutas e legumes, e pobre em gordura animal, com pequenas quantidades de carne vermelha e condimentos. Ter uma vida saudável é uma medida preventiva que pode evitar o surgimento de lesões pré-malignas e malignas.

 

Em seguida vem o rastreamento, com avaliações médicas periódicas. Essas avaliações permitem identificar algo que ainda não é câncer, mas que poderia se desenvolver no futuro. Além disso, detectam doenças pré-malignas ou malignas em estágios precoces, tornando o tratamento mais simples e mais barato, menos custoso em termos de efeitos colaterais e muito mais eficaz, com taxas de cura maiores.

 

Graças aos exames de rastreamento, conseguimos diagnosticar da forma mais precoce possível. Alguns exemplos de exames de rastreamento: de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, os homens devem fazer o exame do PSA (em inglês, Antígeno Prostático Específico) e o toque retal anualmente a partir dos 50 anos de idade. Para aqueles com histórico familiar, a partir dos 40 ou 45 anos. Em relação à mama, recomendamos ultrassom e mamografia a partir dos 35 anos. Com o câncer de intestino, a indicação é a colonoscopia a partir dos 50 anos. Avaliação ginecológica e de papanicolau em jovens, no início da vida sexual. Fumantes pesados precisam de tomografia.

 

Por fim, existem avanços imensos para quem já teve o diagnóstico de câncer no que tange à melhora dos tratamentos oncológicos, à inteligência das drogas que atacam pontos específicos do tumor, às radioterapias, às técnicas cirúrgicas menos invasivas etc. Um conceito muito importante para um paciente com câncer é que ele deve procurar um centro de referência. Nada mais importante do que o primeiro tratamento. Ele é o divisor de águas na evolução de um caso.

 

botao_voltar_sumario
pagina_inicial_JPG
botao_proximo_artigo_gif
 
Compartilhe Saúde! Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page

About the author: Jornal CS

Leave a Reply

Your email address will not be published.