Como manter os meus pulmões saudáveis para evitar doenças como H1N1, asma e DPOC?


 

blue-lung2
Como Manter os Pulmões Saudáveis
Seus pulmões realizam um trabalho surpreendente todos os dias. Funcionam como uma grande hidrelétrica, fornecedora de  energia (leia-se oxigênio), para um país (para todo o corpo).
Pulmões saudáveis fornecem grandes quantidades de oxigênio para o sangue e é isto que lhe permite trabalhar, andar, correr, brincar e viver bem. Eles também removem o dióxido de carbono e outros gases residuais que seu corpo não precisa. Há muitas coisas que você pode fazer para manter seus pulmões saudáveis e livre de doença:
1. Se você fuma, procure ajuda para parar. Hoje há várias formas de tratamentos disponíveis que certamente lhe ajudarão neste objetivo. Procure seu médico e ele será capaz de orientá-lo.
Mas se você é um não-fumante, nem comece! O tabagismo é a principal causa de doenças pulmonares graves, como câncer de pulmão e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). A fumaça de cigarros, charutos e cachimbos contém mais de 4.000 produtos químicos nocivos – e cerca de 60 são sabidamente conhecidas por causar câncer. A PULMÃO S.A. lembra que mesmo que você tenha fumado há muitos anos, nunca é tarde demais para parar e se libertar. Parar de fumar, além de possível, proporciona uma imensa sensação de liberdade além de propiciar que você colha os benefícios para a sua saúde, por estar livre do fumo. Parar de fumar não é fácil, pois o tabagismo é uma dependência. Mas é uma doença cuja diferença fundamental é que existem recursos disponíveis para tratar. Uma pessoa bem orientada com medicamento correto, adequado, pode parar de fumar na 1ª tentativa.
Mas lembre: Procure orientação médica! Porque sem orientação aumenta muito a chance de recaídas.
2. Evite o fumo passivo:
O fumo passivo é uma mistura complexa de substâncias químicas produzidas pela queima de tabaco. Assim como fumar ativamente, o fumo passivo pode também causar doenças e morte. Dois terços da fumaça de um cigarro não é inalada pelo fumante, mas difunde-se pelo ar ao redor do fumante.
Aqui estão algumas sugestões que você pode fazer para evitar o fumo  passivo:
* Não permita o fumo em sua casa, no carro ou no trabalho.
* Apoie os restaurantes, as empresas, e locais que são livres do fumo.
* Certifique-se que seus filhos não estão expostos à fumaça passivamente em escolas, creches ou mesmo na companhia de amigos ou nas casas de parentes.
3. Lave as mãos corretamente, com sabão e água regularmente:
Estima-se que as mãos são capazes de carregar vários germes (vírus como o da gripe influenza A/H1N1, bactérias…) podendo ser responsabilizadas por um grande percentual das doenças respiratórias infecciosas comuns, como resfriados e gripes. Você pode reduzir o risco de ficar doente, simplesmente praticando o ato de lavar as mãos. Portanto:
* Lave sempre suas mãos antes das refeições, após ter ido ao banheiro, antes de cumprimentar as pessoas, principalmente crianças;
* Procure divulgar esta informação na escola e no trabalho;
* Use álcool desinfetante para as mãos quando não tiver acesso a água e sabão.
4. Esteja ciente sobre a poluição do ar e faça a sua parte para manter o ar limpo:
A poluição do ar pode causar problemas de saúde, especialmente para pessoas que têm doenças pulmonares. A poluição do ar pode irritar, inflamar, ou destruir o tecido pulmonar. Mesmo baixos níveis de poluição no ar podem causar problemas de saúde.
Há muitas coisas que você pode fazer para manter o ar limpo e saudável:
* Não deixe o motor do carro ligado quando estiver parado e evite a queima de combustível em áreas fechadas, como em garagens, ou mesmo a céu aberto.
* Não utilize pesticidas desnecessariamente e outros produtos químicos em seu gramado e jardim.
* Utilize, quando possível, o transporte público.
* Procure dar suporte a leis e iniciativas que visam melhorar a qualidade do ar.
* Controle de umidade em sua casa: Por exemplo, use ventiladores de exaustão em banheiros e cozinhas para minorar o excesso de umidade destes locais,ou simplesmente deixe as janelas abertas. Por outro lado, em locais cuja umidade relativa do ar é baixa, procure deixar uma toalha molhada no interior dos quartos ao dormir. O ideal é tentar manter os níveis de umidade relativa em ambientes fechados entre 40% e 50% .
* Controle a poeira (principalmente se você é alérgico a pelos de animais e ácaros): Os ácaros crescem em colchões, sofás, e cadeiras com almofadas. Quando possível, procure lavar roupa de cama em água quente (pelo menos 54,5 ° C ou 130 ° F) para matar os ácaros. Mantenha os tapetes limpos e secos.
* Ventilar: Certifique-se de que você está recebendo ar fresco e limpo em sua casa. Abra as janelas durante a limpeza ou quando realizar pintura.
5. Proteja-se dos perigos para a saúde do pulmão no trabalho:
Pessoas que trabalham em determinados empregos, como construção civil e mineração têm um maior risco de doenças pulmonares, incluindo câncer de pulmão, asma e DPOC. Caso você trabalhe em local com muita poeira, amianto, produtos químicos, procure utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Publicado em 18 de outubro de 2009
FONTES:
Adaptado de PHA-Canadá

Voltar à home
Compartilhe Saúde! Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page