Como Limpar o Fígado

O fígado é o segundo maior órgão do corpo humano e um dos mais importantes, pois é responsável por filtrar toxinas danosas da corrente sanguínea. Há programas médicos para desintoxicá-lo, mas também há diversas mudanças naturais e simples que se pode fazer no estilo de vida e que resultarão em um órgão limpo e saudável.

Parte 1 de 4: Bebendo os líquidos certos

  1. Imagem intitulada Cleanse the Liver Step 1
    1
    Minimize o consumo de álcool e cafeína. Estes são dois dos maiores culpados por depositar toxinas no seu fígado e fazer com que ele não funcione adequadamente. Limpe o órgão reduzindo o consumo de álcool e bebidas cafeinadas. Pesquisas recentes, entretanto, indicam que o café descafeinado pode ajudar a reduzir os níveis elevados de enzimas hepáticas. Continue lendo para descobrir quais líquidos são bons para o fígado.
  2. Imagem intitulada Cleanse the Liver Step 2
    2
    Beba muita água. Desintoxique o fígado e remova as toxinas bebendo pelo menos dois litros de água por dia. Tomar muita água manterá você hidratado, o que encoraja naturalmente a regeneração das células. Ela também permitirá que o fígado filtre mais toxinas e resíduos, fazendo com que ele trabalhe mais rápido e aumentando seu nível de energia.
  3. Imagem intitulada Cleanse the Liver Step 3
    3
    Adicione limão a sua dieta. Beba suco de limão com água ou chá uma vez por dia. Ele estimula a produção de bile para ajudar a remover as toxinas e previne o acúmulo de pedras, favorecendo a digestão e a função hepática no movimento dos sucos gástricos.
  4. Imagem intitulada Cleanse the Liver Step 4
    4
    Tome chá verde. Ele é rico em catequinas, um tipo de antioxidante vegetal que melhora a função do fígado e ajuda a diminuir o acúmulo de gordura nesse órgão.[1]
  5. Imagem intitulada Cleanse the Liver Step 5
    5
    Beba vitaminas de frutas naturais. As frutas, como morangos, amoras, mirtilos e framboesas, melhoram a saúde do fígado. Elas têm ácidos orgânicos que diminuem os níveis de açúcar no sangue e ajudam a queimar gordura, diminuindo suas chances de doença hepática gordurosa.[2]
  6. Imagem intitulada Cleanse the Liver Step 6
    6

    Faça seu próprio jejum de sucos. O jejum é uma forma certeira de limpar o fígado. A maioria dos jejuns envolve comer apenas frutas e vegetais ou tomar somente sucos por um certo período de tempo. Há muitas limpezas diferentes por aí; você precisa escolher a mais certa para seu corpo.

    • Consulte um médico ou um nutricionista antes de embarcar em um jejum.

Parte 2 de 4: Comendo alimentos saudáveis

  1. Imagem intitulada Cleanse the Liver Step 7
    1

    Evite alimentos que causem danos ao seu fígado. Alimentos processados e que contêm muitos preservantes, gorduras e colesterol podem fazer com que o órgão fique congestionado e entupido de resíduos de gordura. Limpe-o evitando alimentos processados ou gordos para permitir que ele se desbloqueie e regenere as células.[3]

    • Evite fast-foods, especialmente os alimentos fritos ou as carnes embutidas como a salsicha, o bacon, etc.
    • Fique longe das gorduras ruins. A carne vermelha gordurosa, as frituras e as gorduras processadas devem ser evitadas, pois podem entupir o fígado. Gorduras processadas incluem a margarina, a gordura vegetal e os óleos hidrogenados.
    • Evite adoçantes, corantes e preservantes artificiais. É melhor seguir uma rota natural ao limpar o fígado.
  2. Imagem intitulada Cleanse the Liver Step 8
    2

    Coma vegetais. Alguns deles contêm nutrientes como o betacaroteno, que estimula as células hepáticas e protege o fígado de toxinas. Os vegetais verdes folhosos como o espinafre incentivam o crescimento das células e estimulam o órgão, enquanto a beterraba protege os canais da bile de danos tóxicos. Procure comer cinco porções de vegetais diariamente e inclua aqueles que contenham nutrientes benéficos para o fígado.

    • Os vegetais que promovem a saúde hepática incluem dentes-de-leão, melãozinho, rúcula, mostarda, chicória e espinafre.
  3. Imagem intitulada Cleanse the Liver Step 9
    3

    Aumente seu consumo de alho. Ele tem componentes com enxofre que ativam enzimas do fígado e que trabalham para limpar as toxinas que podem estar no seu sistema. O alho também contém alicina e selênio, dois nutrientes que protegem o órgão de danos causados pelas toxinas. Esses dois nutrientes ainda ajudam no processo de desintoxicação.[4]

    • Se não puder suportar o gosto de alho porque não gosta dele (ou é um vampiro), você pode comprar suplementos na loja de produtos naturais.
  4. Imagem intitulada Cleanse the Liver Step 10
    4
    Coma toranja. Ela é rica em vitamina C e antioxidantes, e ambos promovem uma limpeza saudável do fígado. A toranja aumenta as enzimas de desintoxicação nesse órgão e tem um componente conhecido como naringenina, que faz com que o fígado queime a gordura em vez de armazená-la. Tome cuidado, porém, porque altas quantidades de toranja podem inibir uma enzima hepática chamada citocromo P450, que afeta a maneira como certos alimentos e medicamentos são decompostos pelo corpo.
  5. Imagem intitulada Cleanse the Liver Step 11
    5
    Consuma abacates duas vezes por semana. Eles são deliciosos e têm compostos produtores de glutationa, que ajudam a proteger o fígado de sobrecarga tóxica.
  6. Imagem intitulada Cleanse the Liver Step 12
    6
    Ingira nozes. Elas têm altos níveis de l-arginina (um aminoácido), glutationa e ácidos graxos ômega 3 que ajudam a limpar o fígado da amônia causadora de doenças. Extratos das cascas de noz são usadas em muitas fórmulas para desintoxicação hepática.[5]

Parte 3 de 4: Usando remédios fitoterápicos

  1. Imagem intitulada Cleanse the Liver Step 13
    1
    Tome um suplemento de ervas. Diz-se que as ervas naturais como a bardana e a raiz de dente-de-leão ajudam a livrar o corpo de toxinas enquanto protegem as células do fígado e promovem um funcionamento saudável dele. Todas podem ser encontradas na forma de cápsula ou tablete, e as raízes de dente-de-leão também vêm em alguns chás. Adicionar esses suplementos a sua dieta pode ajudar a limpar o fígado e a regular a função dele.
  2. Imagem intitulada Cleanse the Liver Step 14
    2
    Use a lecitina de soja. Os grânulos dela contêm fosfolipídios que ajudam a proteger o fígado[6]. Eles estão disponíveis na maioria das lojas de alimentação saudável.
  3. Imagem intitulada Cleanse the Liver Step 15
    3

    Aumente seu consumo de magnésio. Esse mineral promove a produção da bile, que por sua vez leva à desintoxicação do fígado. Você pode tomar suplementos de magnésio para melhorar a saúde do órgão.[7]

    • Outra maneira de obter magnésio é dissolvendo uma colher de sopa de sal de Epsom na água morna e bebendo a mistura uma ou duas vezes por mês. Esse sal contém uma alta quantidade desse mineral.
  4. Imagem intitulada Cleanse the Liver Step 16
    4
    Adicione cúrcuma a sua dieta. Ela aumenta a habilidade do fígado de produzir bile, uma parte essencial do processo de limpeza, e também ajuda a regenerar células do órgão.[8]
  5. Imagem intitulada Cleanse the Liver Step 17
    5
    Comece a tomar suplementos de cardo-leitoso. Ele promove o crescimento e a saúde das células hepáticas porque contém silibinina, um elemento que combate a oxidação, um processo que danifica as células do fígado. Ele também melhora a síntese de proteínas no órgão.[9]

Parte 4 de 4: Desintoxicando sua vida

  1. Imagem intitulada Cleanse the Liver Step 18
    1

    Evite o estresse. As situações estressantes liberam hormônios e endorfinas na corrente sanguínea, que por sua vez depositam toxinas no fígado e o deixam lento. Elimine o estresse em todas as áreas da vida que puder.

    • Considere fazer atividades antiestresse, como a ioga e a meditação.
  2. Imagem intitulada Cleanse the Liver Step 19
    2
    Use produtos de limpeza naturais para a casa. Quando você se expõe a produtos químicos, seu fígado precisa trabalhar mais para manter seu corpo saudável. Reduza o número de substâncias químicas às quais você é exposto usando produtos de limpeza feitos de ingredientes naturais. Usar artigos naturais e orgânicos para a própria higiene pessoal também ajuda.[10]
  3. Imagem intitulada Cleanse the Liver Step 20
    3
    Use um purificador de ar em sua casa. Quanto mais toxinas no ar, mais toxinas seu fígado precisa remover do corpo. Os purificadores de ar são investimentos muito bons para quem mora na cidade ou perto de uma avenida, pois os carros depositam muitas toxinas no ar.
  4. Imagem intitulada Cleanse the Liver Step 21
    4
    Exercite-se o máximo possível. O exercício o ajuda a manter um peso saudável, o que por sua vez diminui seu risco de doença hepática gordurosa. Ele também melhora o funcionamento das enzimas do fígado. Porém, o excesso de treino com pesos está ligado ao aumento dessas enzimas, e é por isso que você não deve se exercitar 48 horas antes de um exame de função hepática.

Voltar ao menu Voltar à home Próximo artigo

Exames de Laboratório para Diagnóstico do Câncer de Fígado

Compartilhe Saúde! Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on PinterestEmail this to someonePrint this page

About the author: Jornal CS

Leave a Reply

Your email address will not be published.