Alimentação pós-corrida


alimentação pós-corrida

Muitas pessoas nos perguntam sobre qual a alimentação ideal tanto antes do treino quanto depois. Por isso, o assunto de hoje é específico: alimentação pós-corrida. Confira:

ALIMENTAÇÃO PÓS-CORRIDA

Como a alimentação pode ajudar o corredor a se recuperar mais rápido (e de forma mais saudável) de um treino?
Em primeiro lugar, a alimentação é necessária para repor a energia gasta durante o treino. Além disso, é importante para fornecer aminoácidos, os tijolinhos que formam as fibras musculares. Durante a corrida, estas fibras musculares são lesionadas e, por isso, precisamos reconstruí-las. Existem, ainda, alguns alimentos que têm o poder de modular a inflamação causada pela corrida. Além disso, não podemos nos esquecer de hidratar e repor os minerais perdidos no suor.
Que alimentos são os mais indicados para esse processo? Por quê?
Em geral, boas fontes de carboidratos (como tapioca, mandioca cozida, batata, arroz, macarrão, frutas) e deproteínas como peixes, frango, ovo são os principais alimentos para apostarmos na alimentação pós-corrida.  Além disso, o ômega 3, presente nos peixes, chia e linhaça, assim como o gengibre e o açafrão da terra, têm ação anti-inflamatória. E, ainda, frutas vermelhas são ricas em antioxidantes que reduzem os radicais livres provocados durante a prática de exercícios.
Para finalizar, aqui vai uma receita simples que pode ajudar na recuperação física pós corrida:

TAPIOCA FUNCIONAL

Ingredientes
2 colheres de sopa de massa de tapioca já hidratada
1 colher de sobremesa de chia
1 ovo
1 colher de sopa de óleo de coco
1 colher de café de cúrcuma (açafrão da terra)
Modo de preparo
Misture a tapioca com a chia e adicione em uma frigideira antiaderente até se aglomerar.
Para o recheio
Um ovo mexido preparado com óleo de coco e cúrcuma.

Publicado em 22 de abril de 2015
Fonte:
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