A importância do estrogênio para as mulheres

O que é estrogênio?

Estrogênio é o hormônio feminino que tem sua produção nos ovários e começa a ser liberado no início do primeiro ciclo menstrual. O estrogênio muda o corpo e a personalidade feminina, sendo responsável pelo aumento dos quadris, desenvolvimento das mamas e acúmulo de tecido adiposo em determinadas partes do corpo desenhando assim o corpo da mulher.
Sua produção vai até a menopausa.
Neste artigo você conhecerá muitos detalhes sobre o estrogênio e suas funções.

O estrogênio e suas funções

O estrogênio tem diversas funções no organismo feminino, tais como:
  • Determinar a distribuição de gordura do corpo feminino.
  • Proteger células nervosas.
  • Preparar o corpo da mulher para a gestação aumentando o tecido mamário, útero e vagina.
  • Estimular o desenvolvimento mamário.
  • Desenvolvimento dos ossos.
  • Equilibrar a gordura no sangue (colesterol e HDL).
O estrogênio tem também uma grande influência no comportamento da mulher.
A famosa TPM (Tensão Pré Menstrual) significa um aumento da produção desse hormônio alterando dessa forma o comportamento da maioria das mulheres.

A deficiência desse hormônio pode provocar:

  • Ondas de calor mais conhecidos como fogachos.
  • Ressecamento vaginal.
  • Diminuição da libido sexual.
  • Insônia, irritabilidade e depressão – os níveis de neurotransmissores (dopamina, serotonina e norodrenalina) acabam sendo alterados com a queda de produção do estrogênio.
  • Dores de cabeça.
  • Palpitações cardíacas.
  • Contribui para osteoporose, pois uma das funções desse hormônio é manter a densidade óssea.
  • Infecções de urina se tornam mais comuns.
  • Dor durante a relação sexual – a queda do hormônio deixa a mucosa que reveste a vagina mais fina, mais ressecada e menos elástica. O que pode ocasionar em lesões durante a relação sexual, causando dores, irritação e vermelhidão.
  • Seios caídos –
  • Queda e ressecamento dos cabelos.
  • Doenças cardiovasculares – a queda de produção desse hormônio afeta a distribuição da gordura corporal alterando dessa forma os níveis de HDL e LDL do nosso corpo que pode causar ataques cardíacos e derrames.
  • Linhas de expressão e rugas – Como o estrogênio auxilia na textura da nossa pele a sua queda vai facilitar a formação de linhas de expressão e rugas.
  • Problemas articulares – com a diminuição do estrógeno a produção do líquido lubrificante também diminui aumentando o desgaste ósseo.
  • Unhas Frágeis – como os cabelos as unhas também sofrem com a queda da produção do estrogênio.

Dicas de alimentação para aumento de estrogênio

Agora que você conhece a respeito do estrogênio e suas funções, vamos dissertar sobre um importante aspecto que vai te ajudar neste processo que é a alimentação. Aqui vão dicas essências para que o seu organismo aumente a produção do estrogênio ou do fitoestrógenos.
Com a diminuição de sua produção temos a opção de fazer a reposição de maneira mais saudável, procurando consumir alimentos ricos em estrogênio:
  • Milho
  • Ervilha
  • Feijão
  • Grão de bico
  • Maçã
  • Aipo
  • Salsa
  • Beterraba
  • Brocolis
  • Couve flor
  • Cenoura
  • Pepino
  • Abóbora
  • Framboesa
  • Tomilho
 Estes são apenas alguns dos alimentos, converse com o seu médico para maiores informações e dicas. Vamos ver agora ainda sobre alimentação, quais as melhores formas de aumentar a produção de estrogênio.

Alimente-se bem

Assim o seu metabolismo funciona perfeitamente e os seus hormônios terão os níveis aumentados. O ideal é que você se alimente de proteínas magras, muitos alimentos ricos em fibras, e gordura boa.

Prefira os fitoestrógenos

Alguns exemplos de fitoestrógenos são: grãos, frutas e verduras. Eles compensam a falta do estrogênio no organismo. Além desta compensação, estes alimentos são extremamente importantes por ter nutrientes, vitaminas e proteínas e vão te proteger contra várias doenças bem como aumentar sua imunidade.

Beba muita água

 Procure não sentir sede, para beber água.
Não se sinta desidratado.
Procure ter esta rotina porque a água além de limpar as impurezas do corpo, deixa os seus órgãos hidratados e ajuda na pele e você vai se sentir mais disposto para as atividades do dia a dia.
Todos estes fatores aumentam a produção do estrogênio, então a água é essencial também para qualquer outra condição de saúde.
Use este líquido precioso no seu dia a dia com sabedoria.

Pare de fumar

Pare de fumar, uma vez que o tabagismo além do câncer de pulmão entre outras doenças, pode também causar problemas na produção do estrogênio.
Como você pode ver o cigarro além de ser fatal para o organismo ele também suga os seus hormônios, sem dúvidas é um problema crônico que você precisa interromper imediatamente pelo bem da sua saúde.

Procure ajuda médica com a ginecologista

Sua médica poderá te orientar a respeito de como aumentar a produção dos estrogênios, bem como solicitar a dosagem dos seus hormônios.

Procure ajuda médica com a nutricionista

A nutricionista vai te ajudar a ter um maior controle sobre a sua dieta, dando dicas essências a respeito do seu café da manhã, almoço, lanche da tarde e janta. Vale a pena consultar sua médica a fim de ter conhecimento de bons cardápios para o aumento do estrogênio.
Falando em cardápios, vamos agora com mais dicas sobre sua alimentação de como deve ser sadia e bem balanceada para não apenas aumentar o estrogênio, mas de sua saúde como um todo.

Mais dicas sobre alimentação

Coma muitas frutas e verduras – Você nunca erra ao escolher as frutas e verduras.
Elas são muito eficazes em todas as situações no tocante a saúde.
Para você ter uma ideia comendo 100 gramas de brócolis te gera entre 94 e 604 microgramas de fitoestrógenos. Faça opção também pelo feijão verde ou abóbora ou salsa.
Consuma sementes e grãos – Outra pedida perfeita para sua saúde é o consumo de sementes e grãos, por exemplo, a linhaça e o gergelim são boas pedidas de fitoestrógenos. Faça opção por outros grãos que também ajudam no aumento o estrogênio.

Estrogênio no homem

Muito se fala a respeito da função do homem com a testosterona e que a libido está relacionada a este hormônio tão importante, mas o estrogênio é essencial para o corpo masculino também. Os pesquisadores descobriram que o estrogênio afeta a obesidade no homem, bem como a própria libido.

Barriga acentuada é um problema de causa hormonal, falta de estrogênio

Quando o homem envelhece é normal a queda da produção de hormônios, sendo assim, o acúmulo de gordura na região abdominal é um problema de causa hormonal.
Além desta redução na produção, tanto o homem quanto a mulher sofrem com perda de massa muscular e óssea quando envelhecem.
Então todo este conjunto de problemas se faz urgentemente necessário contrabalancear e equilibrar a testosterona e o estrogênio através de boa alimentação e da modulação hormonal.
Outro fator masculino da falta de estrogênio é a agressividade.
Como você observar a falta de estrogênio e da testosterona causa problemas tanto para o homem quanto  para a mulher, sendo assim, procure sempre ajuda médica para uma avaliação através de exames de sangue e outros para verificar se o seu problema é realmente hormonal e o que precisa ser feito para reequilibrar e ter uma vida mais saudável.
Desta forma tanto o homem quanto a mulher poderão curtir uma velhice mais tranquila e menos estressante.

Estrogênio X Gravidez

O estrogênio na gravidez

Na gestação a produção de estrogênio aumenta de forma significativa para que as transformações no corpo da mulher sejam possíveis.
O aumento das glândulas mamárias, do miométrio uterino, para que o relaxamento dos ligamentos pélvicos seja possível para que dessa forma o útero seja acomodado em sua expansão.
Outra função do estrogênio na gravidez é a produção do leite ou lactogênese.
Como podemos ver o estrogênio é essencial na gravidez dando toda a garantia para que o parto seja o melhor possível e o pós parto também.

Outros hormônios na gravidez

Nos três primeiros meses da gravidez ocorrem mudanças hormonais importantes no corpo da mulher e muitos sintomas são comuns como enjoos e falta de apetite.
Estas alterações não causam mal a criança e nem a mãe.

Progesterona

A função da progesterona é relaxar a musculatura do útero, auxiliar no crescimento dos seios, bem como da vagina para ajudar na saída da criança.

HCG

A função do HCG é produzir progesterona e estrogênio para que o feto cresça e se desenvolva.

HPL

A função principal do HPL é a lactogênese que é o começo do processo da produção do leite materno.
A alimentação é essencial para as grávidas manterem estes hormônios equilibrados, então é importante uma dieta balanceada do que veremos agora.

Dieta para grávidas manter os hormônios

Ovos

Os ovos contêm mais de 12 vitaminas e minerais e muitas proteínas. Tudo isso favorece o crescimento da criança em sua saúde cerebral.

Sardinhas

As vitaminas das sardinhas são muitas: A,B,D,E e K além de possuir ferro, fósforo, magnésio, e Ômega 3. Prepare sua sardinha assada ou cozida e não compre enlatada. Uma das funções das sardinhas é regular o seu colesterol evitando prejuízos graves no período gestacional.

Feijão

Um dos alimentos mais completos que temos a nossa mesa é o feijão. Ele é rico em proteínas, ferro, cálcio, vitaminas, fibras, carboidratos, etc. Ele promove o controle do colesterol e a glicemia do sangue.

Castanha do Pará

Consuma três castanhas por dia e tenha um rico alimento para controlar sua pressão e prevenir doenças cardiovasculares. É importante consumir não apenas as castanhas, mas as nozes e amêndoas também.

Peixe

O peixe é um alimento muito rico em Ômega 3 que protege o seu organismo de forma natural contra várias doenças. É muito bom para o crescimento do bebê e para sua saúde também. O peixe é um dos alimentos mais completos que existem para todas as faixas etárias e em qualquer ocasião. Tenha em sua mesa o peixe!

Couve

Possui um alto teor de vitamina C, E, ferro e cálcio, betacaroteno, e há várias formas de comer a couve. Escolha a sua favorita – pode ser crua ou com sopa, ou cozinhar no vapor, e ainda fazer parte de uma salada completa.

Patinho

Esta carne vermelha é importante para evitar anemia na gravidez, então ela possui proteínas importantes para o crescimento saudável dos bebês.

Laranja

A fruta contém muita quantidade de vitamina C e cálcio, ferro, fósforo, vitamina A e potássio.
Uma grande fruta que te protege contra infecções.
Tome o suco de laranja mas de preferência ao consumo da fruta.

 

Como podemos ver há vários alimentos e benefícios para você que está esperando um bebê, e é um momento mágico, então é necessário ter um cuidado todo especial com sua saúde.
Cuide bem dos seus hormônios e da sua alimentação e tudo vai correr bem.
 

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