7 PAUSAS HUMANAS: QUANDO OS HORMÔNIOS CAEM E O ORGANISMO SE ENFRAQUECE

Com o processo de envelhecimento, perdemos a capacidade de produzir em níveis “ótimos” nossos hormônios.
Para o espanto de muitos, nós temos SETE PAUSAS hormonais em nossas vidas, e não apenas ANDROPAUSA E MENOPAUSA.

Estas são as principais pausas que nos acompanham no envelhecimento e seus sintomas:

1) Tireoideopausa – deficiência de T3 e T4 – ganho de peso, fraqueza, desânimo, sono intenso, falta de energia, desaceleração do metabolismo, retenção de líquido, queda de cabelos, aumento do colesterol e LDL, aumento do risco de doenças cardiovasculares, tendência a obesidade, fadiga crônica, constipação, depressão e insônia.

2) Andrenopausa – deficiência de DHEA – perda de força e massa muscular, ganho de peso, diminuição do metabolismo basal, tendência a osteoporose, perda de elasticidade da pele, falta de energia, envelhecimento acelerado, diminuição da sensação de bem estar, queda da libido e vitalidade.

 3) Eletropausa – deficiência de Pregnenolona – dificuldade na capacidade de retenção de informações novas, queda do aprendizado, prejuízo na memória, dispersão, diminuição na capacidade cerebral, queda na capacidade de concentração e humor instável.

4) Somatopausa – deficiência de hormônio do crescimento – fraqueza geral, perda de massa muscular, metabolismo desacelerado com tendência a obesidade, perda de hidratação da pele, capacidade reduzida de recuperação da performance física, diminuição do metabolismo basal com ganho de gordura corporal, lesões crônicas e incapacitantes, cabelos grisalhos, rugas e perda da elasticidade da pele, perda da energia vital para a vida.

5) Menopausa – deficiência de hormônios femininos (Estrógenos, Progesterona e Testosterona) Tendência à depressão, susceptibilidade à osteoporose, aumento do colesterol e triglicerídeos, perda de massa muscular, aumento da glicose e insulina, osteoporose, baixa libido, retenção de líquidos, obesidade, ansiedade generalizada, fogachos (calores), propensão a infecções, maior susceptibilidade ao câncer, colesterol e triglicerídeos altos.

6) Andropausa – deficiência de testosterona – perda da libido e potência sexual, fraqueza, falta de energia, tendência a obesidade, queda de metabolismo basal, flutuações de humor, tendência a depressão, insônia, enfraquecimento da função cardiovascular, osteoporose, tendência a diabetes, aumento de colesterol e triglicerídeos, perda de tônus e massa muscular, tendência ao isolamento social, aumento da circunferência abdominal, irritabilidade, impotência.

7) Melatopausa – deficiência de melatonina – distúrbio do sono e suas consequências, insônia, falta de sono restaurador, cansaço ao acordar, sono leve.

Para diagnosticar tantas pausas hormonais, que nos faz sentir o peso dos anos, traçamos o perfil hormonal do paciente através de dosagens no sangue de uma série de hormônios, vitaminas e marcadores.Aproveite para desacelerar o envelhecimento e atingir uma longevidade saudável.


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *